Agência France-Presse
postado em 01/12/2010 14:29
Londres - As conexões aéreas e ferroviárias do Reino Unido com o resto do mundo foram afetadas pela nevasca no país, que nesta quarta-feira levou ao fechamento de vários aeroportos e provocou atrasos nos trens Eurostar.O aeroporto londrino de Gatwick, o oitavo da Europa em número de passageiros, ficará fechado até a manhã de quinta-feira, no mínimo, em consequência dos 15 centímetros de neve acumulados nas duas pistas.
As nevascas, que começaram mais cedo do que o previsto e são as mais graves em 17 anos para este período, também forçaram o fechamento do aeroporto escocês de Edimburgo durante a noite, enquanto o de London City registra atrasos e cancelamentos.
O Eurostar, a companhia de trens de alta velocidade que ligam Londres a França e a Bélgica pelo túnel construído debaixo do canal da Mancha, cancelou três viagens para Bruxelas e cinco a Paris.
Os cancelamentos foram motivados pela necessidade de limitar a velocidade dos trens, o que também provoca atrasos de até 90 minutos.
A frente fria e a neve provocam transtornos nas rodovias e ferrovias nacionais desde o fim de semana passado, quando as primeiras nevascas foram registradas na Escócia, onde muitas escolas não abriram as portas esta semana.
As Highlands escocesas registraram a menor temperatura: 19,8 graus negativos. Os termômetros estão abaixo de zero em grande parte do país.
A meteorologia prevê um tempo melhor a partir do fim de semana.