Mundo

Graves problemas se segurança no motor ameaçam airbus A380

Agência France-Presse
postado em 02/12/2010 09:09
Sydney - A equipe australiana que investiga a explosão em voo de um motor Rolls Royce de um Airbus A380 da companhia Qantas no início de novembro destacou a existência de um "problema crucial de segurança". A avaria é no motor e pode resultar em uma "falha catastrófica".

Segundo a Agência Australiana para a Segurança do Transporte, um componente mal alinhado desgastou um cano de combustível para o motor, provocando fissuras, depois vazamentos e, em seguida, um incêndio, o que explica a avaria do motor.

O componente mal alinhado pode provocar uma "falha potencialmente catastrófica, devido ao incêndio", destacam os investigadores, que apontaram para um problema de fábrica.

A agência emitiu uma determinação para que a Rolls Royce "trate deste problema de segurança" de maneira urgente e adote as ações necessárias para garantir a segurança dos voos de aviões equipados com motores Rolls-Royce Trent 900".

A Qantas informou que verificará mais uma vez os motores de suas aeronaves, mas destacou que é uma medida de precaução e que não existe um risco imediato para a segurança dos voos.

A companhia australiana imobilizou sua frota de A380 após o grave incidente durante um voo no dia 4 de novembro. O piloto fez um pouso de emergência em Cingapura. Apesar da gravidade, o incidente não deixou nenhum ferido.

Desde então, após trocar os motores dos aviões, a Qantas retomou os voos de parte da frota de A380.

A empresa australiana iniciou um processo judicial que a autoriza a apresentar queixa contra a Rolls Royce, informou ainda a Qantas nesta quinta-feira.

"A Qantas quer estar segura de que poderá iniciar uma ação judicial contra a Rolls Royce na Austrália se não chegar a um acordo de compensação", afirma um comunicado da companhia aérea.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação