Mundo

Controladores voltam ao trabalho; espaço aéreo espanhol reabre aos poucos

Agência France-Presse
postado em 04/12/2010 11:37
Madri - Os controladores espanhois começavam a voltar aos postos de trabalho neste sábado (4/12), e mais da metade do espaço aéreo espanhol foi reaberto, apesar dos voos, suspensos desde a véspera, não terem sido retomados, indicou a direção aeroportuária AENA.

Dos 58 setores em que se divide o espaço aéreo espanhol, 28 foram reabertos, segundo a fonte, acrescentando, no entanto, que o tráfego aéreo ainda não foi retomado, pois os voos cancelados precisam ser reprogramados.

Além disso, é preciso avisar à Eurocontrol, aos pilotos e aos passageiros.

A volta dos controladores ocorre depois que governo espanhol declarou estado de alerta pela greve dos controladores, segundo anunciou o primeiro vice-presidente do executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba.

É a primeira vez que se declara o estado de alerta na Espanha desde a volta à democracia após a morte do ditador Francisco Franco, em 1975.

"Os aeroportos permanecem praticamente todos paralisados, por isso o conselho de ministros aprovou um decreto que institui o estado de alerta, de acordo com a Constituição", segundo Rubalcaba. O estado deve durar a princípio 15 dias.

Isso significa que os "controladores passam a estar mobilizados e, no caso de não comparecerem ao trabalho, estarão incorrendo num delito de desobediência tipificado no código penal militar", explicou.

O estado de alerta é reconhecido pela Constituição e em uma lei de 1981 para eventualidades como "terremotos, inundações, incêndios ou acidentes de grande magnitude, crise sanitárias, paralisações de serviços públicos essenciais ou situações de desabastecimento de produtos de primeira necessidade".

A procuradoria de Madri abriu uma investigação por delito de perturbação da ordem pública, punível com penas de até oito anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação