Mundo

Buenos Aires tem centro de saúde com modelo parecido ao das UPAs do Rio

postado em 04/12/2010 14:59

Buenos Aires - O modelo de saúde pública adotado no Rio de Janeiro começou a ser implantado na Grande Buenos Aires esta semana, quando a presidenta Cristina Kirchner inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Villa Fiorito, município de Lomas de Zamora, na quinta-feira (2/12).

O centro foi construído no bairro onde o jogador Diego Maradona passou a infância e a juventude e tem as mesmas características de atenção à saúde básica das unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam por 24 horas, já instaladas no Rio de Janeiro. A UPA de Villa Fiorito ; que atenderá 400 mil pessoas da região e de áreas vizinhas ; é integrada por médicos, enfermeiros e pessoal administrativo, além de especialistas em atendimento emergencial de saúde e ambulâncias.

O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral compareceu à cerimônia de inauguração a convite de Daniel Scioli, governador da província (estado) de Buenos Aires. Cabral e Scioli já se conhecem desde que o governador fluminense esteve na capital argentina para participar da posse de Scioli como vice-presidente no governo Néstor Kirchner, em 2003.

Desde então, os dois governadores têm mantido frequentes contatos para a troca de ideias e experiências. ;Eu e o Daniel temos a mesma filosofia;, disse Cabral. ;Não temos tempo a perder e, por isso, só queremos saber daquilo que pode dar certo. Eu também estou conhecendo as experiências dele nos bairros de Buenos Aires.;

O governador disse que Daniel Scioli esteve no Rio de Janeiro para conhecer o funcionamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as obras que estão sendo feitas em comunidades fluminenses.

;O Daniel também se interessou por nossas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Acho que isso é muito bom porque a gente está fazendo um entrosamento político e administrativo. Os brasileiros e os argentinos são povos que se provocam o tempo todo, no que diz respeito ao futebol, mas fora isso se admiram. Tanto é assim que o maior volume de visitantes na Argentina é de brasileiros, e vice-versa;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação