Mundo

Espanha decreta estado de alerta diante de caos em aeroportos

postado em 04/12/2010 15:03

Da Agência Lusa e da BBC Brasil

Brasília - O governo espanhol decretou estado de alerta diante do caos nos aeroportos de todo o país, provocado pela greve de controladores aéreos. A paralisação começou ontem (3) e envolve discussões sobre as condições de trabalho da categoria.

O governo espanhol ordenou na noite de ontem que as Forças Armadas do país assumissem o controle do espaço aéreo do país, após cerca de 90% dos controladores terem entrado em greve. Assim, os principais aeroportos da Espanha ; como Barajas, em Madri ; foram militarizados depois que os funcionários não assumiram seus postos como forma de protestos por melhores salários.

A paralisação de controladores aéreos na Espanha já afeta mais de 250 mil passageiros, que tiveram os voos adiados ou cancelados.

Entre as medidas aprovadas durante uma reunião de emergência estão o envio de 300 controladores militares às torres de controle e a abertura de aeroportos militares ao tráfego civil.

O governo afirmou que caso os controladores não voltem ao trabalho, serão acusados de delito grave. O sindicato dos controladores explicou que a paralisação não foi um protesto programado, mas algo espontâneo, ;fruto do estresse no trabalho;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação