Mundo

Incêndio florestal em Israel destroi inúmeras moradias

Agência France-Presse
postado em 04/12/2010 15:07
Haifa - Várias moradias foram destruídas em três localizadas neste sábado (4/12) pelo gigantesco incêndio florestal que atinge desde quinta-feira o norte de Israel, anunciou a polícia.

Inúmeros aviões-tanques chegados do exterior reiniciaram as operações para tentar controlar as chamas.

Várias casas das localidades de Ein Hod, Nir Hetzion e Yemin Hod, cujos habitantes foram evacuados, foram arrasadas pelo fogo.

O incêndio já causou a morte de 41 pessoas, 36 delas guardas de prisão que viajavam num ônibus que ficou cercado pelas chamas.

Todas as rotas situadas perto do monte Carmel, onde começou o fogo, foram fechadas pelas forças de segurança para impedir a afluência de curiosos.

Um aparelho de combate a incêndios do tipo Ilyushin 77 com capacidade para jogar 42 mil litros de água por vez foi enviado pela Rússia. Outros aparelhos, provenientes da Grécia, França e Grã-Bretanha já estão operando.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu multiplicou os pedidos de ajuda aos dirigentes estrangeiros para obter outros aviões especializados no combate aos incêndios, que fazem muitas falta em Israel.

Em uma conversa por telefone com o presidente americano Barack Obama, Netanyahu destacou que esses aparelhos serão úteis mesmo que não cheguem imediatamente, levando em conta a amplitude do desastre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação