Mundo

Colômbia: equipes resgatam corpos de 10 vítimas de deslizamento

Agência France-Presse
postado em 06/12/2010 09:04
Medellín - Equipes de resgate encontraram 10 corpos nos escombros em Medellín, cidade localizada a 400 km a noroeste de Bogotá. Pelo menos 200 pessoas estão desaparecidas após deslizamento de terra ocorrido neste domingo na cidade colombiana. Esse número pode aumentar para 200, segundo autoridades. De acordo com socorristas da Cruz Vermelha, a terra cobriu dezenas de casas.

"Até agora resgatamos três pessoas com vida", disse César Urueña, subdiretor de socorro da Cruz Vermelha colombiana, à AFP.

Equipes de resgate e voluntários ajudam a procurar sobreviventes

Muita gente aproximou-se à noite dos socorristas à procura de seus vizinhos, constatou um fotógrafo da AFP no local. "Nossos trabalhos estão concentrados na remoção de escombros", acrescentou.

O deslizamento foi registrado às 14h (19h de Brasília) no setor La Gabriela, do município de Bello (norte de Medellín).

A Colômbia sofre este ano com as piores chuvas das últimas décadas, que já fizeram mais de 170 mortos e afetaram 1,5 milhão de pessoas.

Medellin é uma cidade enclavada num vale, contando dezenas de bairros de habitações precárias construídas nos flancos da montanha, e particularmente vulneráveis ao risco de desabamentos.

A Colômbia vive uma estação de chuvas de intensidade sem precedentes devido ao fenômeno climático La Niña, que acarreta uma redução da temperatura de alguns setores do Oceano Pacífico, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Ideam).

No domingo, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou que não assistiria à Conferência internacional de Cancún (México) sobre o aquecimento climático, devido à situação em seu país, após já ter abreviado sua participação na reunião de cúpula ibero-americana na Argentina, em Mar de Plata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação