Agência France-Presse
postado em 06/12/2010 11:39
Londres - O Qatar utiliza o canal de televisão Al-Jazeera como um instrumento de pressão em negociações com alguns países, afirmam telegramas diplomáticos americanos divulgados pelo site WikiLeaks e publicados pelo jornal britânico The Guardian.[SAIBAMAIS]Apesar de o canal insistir em sua independência editorial, "é uma das ferramentas políticas e diplomáticas mais preciosas do Qatar", destaca o autor de uma das notas diplomáticas.
O emirado adapta a cobertura da Al-Jazeera para satisfazer dirigentes estrangeiros, afirmam os documentos.
Um telegrama diplomático de novembro de 2009 previa que o canal poderia ser utilizado "como um meio de pressão para melhorar as relações com outros países, em particular, os que não apreciam as reportagens da Al-Jazeera, inclusive os Estados Unidos".
Em fevereiro, a embaixada americana em Doha escreveu a Washington que as relações entre Qatar e Arábia Saudia melhoraram depois que o Qatar aceitou, veladamente, as críticas da família real saudita sobre a Al-Jazeera.
O embaixador americano no Qatar, Joseph LeBaron, destacou em um telegrama, no entanto, que a cobertura dos acontecimentos no Oriente Médio pelo canal é "relativamente livre e aberta".