Agência France-Presse
postado em 06/12/2010 12:52
Medellín - As equipes de resgate conseguiram retirar dos escombros os corpos de 13 vítimas de um deslizamento de terra em Medellín, que teria sepultado ao menos 145 pessoas no domingo, informou à AFP um representante da Cruz Vermelha colombiana nesta segunda-feira."Encontramos outra vítima, um menino de 13 anos. Já são 13 os corpos das pessoas encontradas", disse John Freddy Rendón, diretor da CV colombiana.
Segundo Rendón, mais de 200 socorristas da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros, da Polícia e do Exército estão mobilizados nas operações de busca e resgate. As equipes estão sendo auxiliadas por cães farejadores.
[SAIBAMAIS]
"Os cães, treinados para este tipo de trabalho, marcam locais específicos, e é a partir destas marcações que temos encontrado os corpos das vítimas", explicou.
Ainda de acordo com Rendón, "cerca de 15 famílias" do setor afetado pelo deslizamento estão em abrigos, enquanto outras deixaram suas casas e se refugiaram na casa de parentes.
"Os trabalhos, que continuaram initerruptamente durante toda a noite, resultaram no resgate de dez corpos até o amanhecer", indicou César Urueña, subdiretor da operação de socorro da Cruz Vermelha.
"Trabalhamos manualmente. Estamos ainda nas primeiras 48 horas, período no qual todos os esforços são para salvar vidas", acrescentou.
Segundo um censo realizado no local pelos próprios socorristas da Cruz Vermelha, um total de 145 pessoas foram soterradas na tarde de domingo por um deslizamento de terra, que atingiu pelo menos 10 casas no bairro de La Gabriela, norte de Medellín.
De acordo com Rendón, cerca de 50 mil m; de terra vieram abaixo no deslizamento.