Agência France-Presse
postado em 06/12/2010 14:12
Cabul - As forças da Otan continuarão pressionando os talibãs afegãos "durante todo o inverno", perseguindo-os em todo o país, principalmente em seus bastiões no sul e no leste, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz militar da organização."Os talibãs permanecerão sob pressão nos próximos três meses de inverno", declarou o general Joseph Blotz em Cabul. "Estamos progredindo no terreno, mas este progresso precisa ser consolidado".
"Vamos pressionar por todo" o país, especialmente em "Kandahar, Helmand (sul) e no leste", bastiões da rebelião situados na fronteira paquistanesa, indicou à AFP. "Nós os perseguiremos por todas as partes onde possamos encontrá-los".
O rígido inverno afegão marca normalmente uma pausa, ou uma diminuição, dos combates, por causa do frio e das fortes nevascas. Os insurgentes se deslocam também para zonas mais temperadas, em muitos casos para o Paquistão, segundo várias testemunhas.
"Contamos agora com recursos suficientes em termos de forças armadas para garantir a segurança das regiões e também para consolidar esses progressos", afirmou o coronel Blotz.