Agência France-Presse
postado em 07/12/2010 11:43
Oslo - A maior parte dos países convidados assistirá à cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz na próxima sexta-feira em Oslo, afirmou o diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, depois que a China anunciou que muitos países não compareceriam ao evento.Segundo o Instituto Nobel, 44 embaixadas confirmaram a presença, 19 recusaram o convite por diferentes motivos e duas não responderam ao convite.[SAIBAMAIS]
"Basta olhar os números. A grande maioria dos países convidados estará representada", declarou Lundestad à AFP.
Todos os embaixadores baseados em Oslo são tradicionalmente convidados à cerimônia de entrega do Nobel da Paz, que este ano foi atribuído ao dissidente detido chinês Liu Xiaobo, uma decisão criticada por Pequim. Mas muitos países não têm representação diplomática na Noruega.
O governo da China, no entanto, tem outra opinião sobre o comparecimento à cerimônia.
"Você pode perceber claramente que a grande maioria da comunidade internacional não assistirá à cerimônia", declarou Jiang Yu, porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China.
"Temos o apoio de mais de 100 países", acrescentou.
Nas últimas semanas, a China exerceu fez pressão para dissuadir os diplomatas e militantes dos direitos humanos de comparecer à entrega do Nobel da Paz no dia 10 de dezembro em Oslo.