Mundo

WikiLeaks publica fatos sem medo e em prol do interesse geral, diz Assange

Agência France-Presse
postado em 07/12/2010 15:26
Sydney - O fundador de Wikileaks Julian Assange afirmou que seu site publica sem medo os fatos em prol do interesse geral, em um artigo publicado nesta terça-feira na Austrália depois de sua prisão em Londres.

As revelações por meio da difusão de milhares de documentos militares americanos sobre o Iraque e o Afeganistão, assim como mensagens diplomáticas americanas "não prejudicam ninguém, pelo que sabemos", escreveu Assange no artigo publicado no jornal The Australian.[SAIBAMAIS]

Assange não menciona as razões que motivaram sua prisão em Londres, onde se entregou à polícia por suposta acusação de estupro.

No artigo, o australiano de 39 anos compara a campanha de revelações do WikiLeaks com as reportagens realizadas durante a Primeira Guerra Mundial por Keith Murdoch, o pais do magnata da notícia australiano-americano Rupert Murdoch.

Keith Murdoch denunciou a forma com que os generais britânicos travaram a batalha de Gallipoli, cidade da parte europeia da Turquia, onde morreram milhares de soldados australianos.

"Quase um século depois, o WikiLeaks também publica sem medo os fatos que devem ser tornados públicos", enfatizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação