Mundo

Fidel responsabiliza a ONU pelo cólera no Haiti

Agência France-Presse
postado em 08/12/2010 14:30
Havana - O líder cubano Fidel Castro afirmou nesta quarta-feira que os especialistas cubanos confirmaram a tese que atribui aos capacetes azuis nepaleses a propagação da cólera no Haiti, acrescentando que a Missão da ONU (Minustah) tem o dever de mobilizar os recursos para erradicar a doença.

Em um novo artigo publicado na imprensa estatal, Fidel classificou de verdadeiras as informações referentes ao especialista francês Renaud Piarroux, que concluiu que a epidemia foi gerada por uma cepa importada e que se propagou de um acampamento de soldados nepaleses da Minustah em Mirebalais, no centro do Haiti.[SAIBAMAIS]

Segundo Fidel, uma equipe médica cubana realizou exames de laboratório nos primeiros doentes de cólera e concluiu que a "cepa isolada correspondia à existente na Ásia e Oceania, que é mais severa".

"A ONU não apenas deve cumprir o dever elementar de lutar pela reconstrução e o desenvolvimento do Haiti, como também o de mobilizar os recursos necessários para erradicar uma epidemia que ameaça propagar-se pela América Latina e Caribe", enfatizou o ex-presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação