Agência France-Presse
postado em 08/12/2010 19:50
Porto Príncipe - O Haiti fechou os aeroportos nesta quarta-feira (8/12) devido aos distúrbios em todo o país após o anúncio dos resultados eleitorais, considerados fraudulentos pela oposição.Funcionários de Porto Príncipe disseram que todos os aeroportos foram fechados devido aos protestos de milhares de pessoas em todo o país, após o anúncio dos resultados eleitorais das eleições de 28 de novembro.
A American Airlines e a Air Transat já haviam anunciado a suspensão temporária dos voos que sairiam do Haiti e que chegassem ao país.
"Anulamos nossos voos de hoje (quarta-feira) e de amanhã porque os funcionários da companhia e do aeroporto não puderam chegar ao trabalho" em Porto Príncipe, disse à AFP Martha Pantin, porta-voz da companhia americana American Airlines em Miami.
Por outro lado, a companhia canadense Air Transat, que tem um voo semanal, suspendeu "por razões de segurança" o que estava previsto para esta quarta-feira pela manhã em Montreal - onde vive uma importante comunidade haitiana - e anulou o regresso de Porto Príncipe previsto para o meio-dia, anunciou à AFP.
O Conselho Eleitoral anunciou na noite de terça-feira que a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, que obteve 31% dos votos, e o candidato do poder Jude Célestin, que reuniu 22% de aprovação, estão no segundo turno das eleições presidenciais. O cantor popular Michel Martelly obteve o terceiro lugar.