Mundo

Kim Jong-Il se reúne em Pyongyang com autoridade chinesa

Agência France-Presse
postado em 09/12/2010 08:37
Pequim - O dirigente norte-coreano, Kim Jong-Il, se reuniu nesta quinta-feira em Pyongyang com o principal funcionário da política externa chinesa, o conselheiro de Estado Dai Bingguo, anunciou a agência oficial Xinhua.

A reunião ocorre em um momento de tensão na península coreana e quando os Estados Unidos e seus aliados asiáticos pedem ao governo chinês uma intervenção ante Pyongyang para acalmar a situação.[SAIBAMAIS]

Esta é a primeira reunião de Kim Jong-Il com uma autoridade estrangeira desde 23 de novembro, quando a Coreia do Norte bombardeou uma ilha sul-coreana e matou quatro pessoas, o que gerou uma crise internacional.

A China é a única potência que não condenou o bombardeio. Kim Jong-Il e Dai Bingguo conversaram sobre a situação na península coreana e chegaram a um "consenso", segundo a Xinhua, que não revelou mais detalhes.

Pequim ignorou até o momento a pressão internacional para que utilize sua influência sobre a Coreia do Norte e defende conversações multilaterais.

O almirante americano Mike Mullen, comandante do Estado-Maior de Washington, afirmou nesta quinta-feira em Tóquio que considera urgente um reforço dos vínculos militares entre Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão para dissuadir a Coreia do Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação