Mundo

WikiLeaks: EUA pressionaram Alemanha a não prender agentes da CIA

Agência France-Presse
postado em 09/12/2010 08:39
Washington - Documentos divulgados na quarta-feira mostram que Washington pressionou intensamente Berlim para não emitir ordens de prisão contra agentes da CIA envolvidos no sequestro em 2003 de um cidadão alemão. O homem foi apontado equivocadamente como um terrorista.

A informação, divulgada em telegramas diplomáticos revelados pelo site WikiLeaks e publicada pelo jornal New York Times, diz respeito a Khaled el-Masri, um alemão de origem libanesa.

Masri, um vendedor de automóveis desempregado, foi capturado em dezembro de 2003 quando chegava à Macedônia de férias. Autoridades locais o confundiram com um membro da Al-Qaeda que tem nome similar e o entregaram à Agência Central de Inteligência (CIA) americana.

Masri disse que foi torturado em uma prisão secreta americana no Afeganistão antes dos agentes americanos comprovarem o erro. Ele foi libertado, cinco meses depois, em uma estrada da Albânia.

Treze supostos agentes da CIA foram acusados por tribunais de Munique e da Espanha, país que se viu envolvido depois que os investigadores concluíram que o avião que transportou Masri passou pelo território espanhol.

Em um telegrama com data de fevereiro de 2007, considerado secreto e que tem como título "Caso Al-Masri -- Chancelaria consciente de preocupações do governo dos EUA", o diretor da missão americana em Berlim, John Koenig, adverte ao conselheiro de Segurança Nacional alemão Rolf Nikel "que a emissão de ordens de prisão internacionais poderia ter um impacto negativo nas relações bilaterais".

"Koening indicou que nossa intenção não era ameaçar a Alemanha, e sim advertir o governo alemão que examinasse com cuidado em todo momento as implicações que isto teria nas relações com os Estados Unidos".

A nota foi escrita por William Timken, enviado de Washington a Berlim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação