Agência France-Presse
postado em 09/12/2010 11:39
Paris - A libertação de Ingrid Betancourt se tornou uma obsessão para o presidente francês Nicolas Sarkozy, a ponto de ele ter demonstrado disposição de pagar um resgate e se reunir com Manuel Marulanda, ex-comandante das Farc. A informação foi divulgada por documentos divulgados pelo WikiLeaks no jornal espanhol El País.[SAIBAMAIS]
Sarkozy propôs ainda a troca de Betancourt por Simón Trinidad, cérebro financeiro das Farc extraditado da Colômbia para os Estados Unidos em 2005, e pediu a intervenção do então presidente americano George W. Bush com o governo colombiano de Alvaro Uribe.
Um documento diplomático enviado de Paris afirma que o embaixador de Bogotá, Fernando Cepeda, atribuiu a obsessão de Sarkozy por Ingrid Betancourt a sua inimizade com o ex-premier Dominique de Villepin, muito amigo da sequestrada.
"O objetivo de Sarkozy seria demonstrar que ele poderia conseguir o que Villepin não conseguiu;, diz o telegrama, que cita o diplomata colombiano.
Como ministro das Relações Exteriores da França, Villepin, que conhecia Betancourt dos tempos de estudante em Paris, liderou uma operação frustrada para libertar a refém em julho 2003, o que gerou tensão diplomática com a Colômbia e o Brasil.