Publicidade

Correio Braziliense

Blogueiro pioneiro no Irã é libertado sob fiança


postado em 09/12/2010 14:01

Teerã - Um iraniano-canadense, um blogueiro pioneiro no Irã e detido na república islâmica há mais de 26 meses por colaboração com os "Estados inimigos", foi temporariamente colocado em liberdade sob fiança, informou nesta quinta-feira o site conservador Mashreghnews.

Hosein Derakhshan, de 35 de anos, conhecido como o "pai do blog iraniano", recobrou a liberdade na noite de quarta-feira. No entanto, essa informação não foi confirmada pelas autoridades iranianas ou a mídia oficial.

O advogado de Derakhshan, Mohamad Ali Mahdavi Sabet, indicou à AFP que seu cliente supostamente estaria em liberdade, mas que não podia confirmar isso.

Em 28 de setembro, um tribunal iraniano condenou o blogueiro a mais de 19 anos de prisão, proibindo-o de qualquer atividade relacionada com essa mídia durante cinco anos, por colaborar com "Estados inimigos", por "propaganda contra o sistema islâmico" e por "incentivar células contrarrevolucionárias".

  • Tags
  • #
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade