Mundo

Nobel: China censura busca por palavras 'cadeira vazia' e 'Oslo' na web

Agência France-Presse
postado em 10/12/2010 10:07
Pequim - As palavras "cadeira vazia" e "Oslo" estavam censuradas nesta sexta-feira nos sites de busca da China, poucas horas antes da entrega simbólica na capital norueguesa do prêmio Nobel da Paz ao dissidente Liu Xiaobo, que será representado por um assento desocupado.

Desafiando a ativa censura chinesa, os internautas começaram a postar na rede fotos de todo tipo de cadeiras vazias, numa referência ao prêmio Nobel que será entregue na ausência do laureado, que é mantido preso.

Uma tentativa de escrever no portal Renren, um equivalente chinês do Facebook, as palavras-chaves "cadeira vazia", "banco vazio" ou "Oslo" basta para perceber que as autoridades chinesas estão vigilantes: o resultado é imediatamente bloqueado e a mensagem "conteúdo proibido" aparece na tela.

Na página Netease, um equivalente chinês do Twitter (também censurado na China), as expressões "cadeira vazia" ou "banco vazio" indicavam que o portal também estava "inspecionado". Em outros portais, as palavras aparentemente não estavam censuradas.

Nesta sexta-feira, as autoridades chinesas fazem de tudo para tentar impedir que os chineses soubessem sobre a cerimônia em Oslo, censurando também canais de televisão e sites estrangeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação