Mundo

Vaticano não cooperou em investigação sobre padres pedófilos irlandeses

Agência France-Presse
postado em 11/12/2010 08:39
Londres - O Vaticano negou-se a cooperar em uma investigação irlandesa sobre abusos sexuais contra crianças por parte de sacerdotes de Dublin, porque o requerimento não foi feito pelos canais oficiais, segundo um documento diplomático americano divulgado neste sábado (11/12) pelo WikiLeaks.

[SAIBAMAIS]Quando a comissão Murphy solicitou informações em 2009, "o Vaticano se ofendeu muito... porque viu isso como uma afronta à soberania" pontifícia, segundo um documento da embaixada dos Estados Unidos em Roma divulgado pelo site.

As descobertas da comissão Murphy, publicadas em novembro de 2009, causaram sensação na Irlanda e na comunidade católica mundial, ao detalhar como as autoridades da Igreja de Dublin acobertaram sacerdotes pedófilos por três décadas.

Datado de 26 de fevereiro deste ano, o documento dos Estados Unidos - publicado pelo jornal The Guardian - registra as observações da diplomata americana em Roma, Julieta Noyes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação