Agência France-Presse
postado em 11/12/2010 16:16
KANDAHAR - Quinze civis morreram e outros quatro ficaram feridos na explosão de uma bomba caseira no sul do Afeganistão, afirmou um porta-voz provincial neste sábado, atribuindo o ataque aos talibãs.Um caminhão que se dirigia do povoado de Jair Abad ao distrito de Janshenn, no centro da província de Helmand, explodiu ao passar por uma bomba de fabricação caseira na noite de sexta-feira, afirmou o porta-voz à AFP.
"A explosão matou 15 civis e feriu quatro", disse, acrescentando que há crianças entre as vítimas.
Em Kandahar, no sul do país, um carro-bomba explodiu hoje perto do quartel-general da polícia, ferindo seis pessoas, revelou à AFP um funcionário do ministério do Interior.
"Quatro policiais e dois civis ficaram feridos na explosão", que ocorreu a cerca de 200 metros do quartel-general da polícia.
Kandahar, capital da província de mesmo nome, é o centro de uma rebelião realizada pelos talibãs desde a derrubada de seu regime pelas tropas estrangeiras, lideradas pelos Estados Unidos, em outubro de 2001.
A cidade era a capital do regime talibã e bastião do movimento islamita.
Os Estados Unidos e a Otan contam atualmente com cerca de 150.000 homens no Afeganistão. Uma parte destas tropas tem sua base em Kandahar e em sua região, onde realizam atualmente ofensivas em vários distritos para tentar desalojar os rebeldes.