Estocolmo ; Um homem tentou realizar um atentado suicida no centro de Estocolmo, neste sábado (11/12), e morreu na explosão, informou a TV estatal sueca SVT.
Pelo microblog Twitter, o ministro sueco das Relações Exteriores, Carl Bildt, confirmou que foi evitada a "catástrofe" de um ataque terrorista.
"Houve uma muito preocupante tentativa de ataque terrorista em um setor muito povoado do centro de Estocolmo. A ação fracassou, mas poderia ter sido realmente catastrófica", escreveu Bildt no Twitter.
[SAIBAMAIS]Segundo a SVT, ocorreram duas explosões, que mataram o camicase e feriram levemente algumas pessoas no centro comercial de Estocolmo, por volta das 17h locais (14h de Brasília).
O canal estatal informou ainda que, próximo ao corpo do terrorista, havia uma mala cheia de pregos.
A agência de notícias sueca TT revelou que, 10 minutos antes das explosões, recebeu um e-mail em árabe e em sueco alertando para "ações" iminentes. "Nossas ações falarão por si só", advertiu a mensagem enviada à TT, que convocava os "mujahedines" à rebelião na Suécia e em toda a Europa.
"Agora, suas crianças, mulheres, irmãs e amigos vão morrer", ameaçou o e-mail, que fazia referência à presença das tropas suecas no Afeganistão. Segundo a TT, um e-mail similar foi enviado ao Serviço de Segurança Sueco (Sapo).
As explosões ocorreram perto de um shopping center de Estocolmo, a uma distância de 200m uma da outra, informou a SVT. A primeira detonação feriu duas pessoas levemente, disse o porta-voz do serviço de emergência Bernt Norberg.
Confira vídeo divulgado pela agência Reuters