Mundo

Embaixadores pedem comissão especial para recontagem de votos no Haiti

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 10:24
Porto Príncipe - Embaixadores no Haiti pediram no domingo à noite a criação de uma comissão especial para verificar os resultados da questionada eleição presidencial de 28 de novembro.

Em um comunicado conjunto, os embaixadores pedem o uso de "todos os meios legais para avançar em um processo eleitoral confiável que permita garantir que os resultados finais reflitam a vontade dos eleitores haitianos".

Os embaixadores dos Estados Unidos, França, Espanha, Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE) assinaram o comunicado em uma demonstração de unidade diplomática ante a profunda crise no Haiti.

Os diplomatas pediram ao Conselho Eleitoral Provisório a criação de uma comissão especial para verificar a recontagem dos votos do primeiro turno.

Os resultados divulgados na terça-feira passada mostravam a ex-primeira-dama Mirlande Manigat, de 70 anos, com 31,37% dos votos, seguida por Jude Celestin, candidato do atual presidente Rene Preval, com 22,48%, enquanto Michel Martelly ocupava o terceiro lugar, com 21,85%.

Violentos protestos foram registrados no país após o anúncio dos resultados, uma vez que os simpatizantes de Martelly acreditam que fraudes levaram o candidato governista ao segundo turno, marcado para janeiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação