Mundo

Deputados pedem a presidente afegão convocação de nova assembleia

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 11:02
Cabul - Mais de 100 deputados afegãos reeleitos nas controversas legislativas de setembro pediram nesta segunda-feira ao presidente Hamid Karzai que convoque a nova assembleia nacional no domingo, informaram fontes do Parlamento afegão.

Os resultados das legislativas de 18 de setembro, marcadas por fraudes, são objeto há várias semanas de uma disputa entre a procuradoria-geral do Afeganistão e a Comissão Eleitoral Independente (CEI).

A procuradoria, dirigida por uma pessoa ligada a Karzai, questiona os resultados publicados pela CEI e pede a anulação à Suprema Corte.

Já a CEI considera que a nova sessão parlamentar pode ter início.

"Mais de 100 deputados reeleitos adotaram uma declaração conjunta na qual pedem ao presidente Karzai que inaugure a nova sessão parlamentar em 19 de dezembro, como está previsto na lei", afirmou à AFP um porta-voz do secretariado do Parlamento.

A reunião de candidatos foi presidida por Yunus Qanooni, presidente da Assembleia Nacional (Wolesi Jirga) durante a legislatura iniciada em dezembro de 2005, após as primeiras eleições parlamentares organizadas depois da queda dos talibãs.

A Wolesi Jirga (249 cadeiras) tem pouca influência no país, uma vez que boa parte dos poderes está concentrada nas mãos do presidente Karzai, que governa o país desde o fim de 2001.

Reeleito em agosto de 2009, Karzai não admitiu os resultados anunciados pela CEI e recomendou aos candidatos derrotados que questionem o anúncio da Comissão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação