Mundo

Erakat pede à UE reconhecimento do Estado palestino com fronteiras de 1967

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 12:40
Jericó - O principal negociador palestino, Saeb Erakat, pediu nesta segunda-feira à chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, o reconhecimento do Estado palestino com as fronteiras anteriores à ocupação israelense em 1967.

Em uma carta por ocasião da reunião dos ministros europeus das Relações Exteriores nesta segunda-feira em Bruxelas, repassada à AFP por seu gabinete, Erakat elogia as posições europeias, "em particular o comunicado da UE de 8 de dezembro 2009 e as recomendações dos chefes de missão europeus em Jerusalém".

No texto, denuncia as ações israelenses e afirma "a necessidade de um reconhecimento por parte da UE de dois Estados (israelense e palestino) nas fronteiras de 1967, e de obrigar o governo israelense a cessar completamente a colonização, inclusive em Jerusalém Oriental".

Erakat destaca que esta medida por parte da UE "constituiria uma proteção para o princípio de dois Estados e do processo de paz".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação