Mundo

Uribe pensou em usar força para conter Chávez, mostra texto do WikiLeaks

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 12:48
Bogotá - O ex-presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, contemplou a possibilidade de utilizar a força para conter o que considerava um projeto expansionista do venezuelano Hugo Chávez, segundo um telegrama confidencial do Departamento de Estado divulgado pelo site WikiLeaks.

"A melhor forma de enfrentar Chávez, segundo o ponto de vista de Uribe, continua sendo a ação, incluindo o uso da força militar", afirma uma nota da embaixada americana em Bogotá com data de 17 de janeiro de 2008. A nota se refere a um encontro do então presidente colombiano com o comandante do Estado-Maior conjunto dos Estados Unidos, Michael Mullen.

Uribe considerava que Chávez tinha um plano expansionista na região, em um prazo de cinco a sete anos, e acreditava que o venezuelano planejava usar as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) como sua própria milícia na Colômbia.

Na conversa, Uribe destacou também que estava disposto a enviar forças colombianas à Venezuela para que prendessem neste país líderes das Farc.

Além disso, manifestou preocupação com a possibilidade de Chávez reconhecer as guerrilhas das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN) como "forças beligerantes" e insistiu que deveriam permanecer nas listas de organizações terroristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação