Mundo

França: justiça confima demissão de funcionária de creche por usar véu

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 14:51
Paris - A Justiça do Trabalho francesa confirmou nesta segunda-feira a demissão por "falta grave" de uma funcionária que usava véu islâmico em seu trabalho em uma creche.

"É uma vitória para os leigos e um alívio para Baby Loup (o nome da creche)", declarou Richard Malka, um dos advogados do estabelecimento, localizado nos arredores da região parisiense.

Em dezembro de 2008, a mulher expressou à administração da creche a decisão de usar o véu.

A funcionária, que tinha o cargo de vice-diretora, foi despedida por falta grave após protagonizar uma "polêmica", segundo os responsáveis da creche.

O regulamento interno da instituição proíbe a utilização de sinais religiosos em nome de um princípio de "neutralidade". Alegando ter sido despedida de forma abusiva, a mulher foi à Justiça do Trabalho e a um órgão oficial francês (Halde, Alta Autoridade de luta contra a Discriminação e a favor da Igualdade), que se pronunciou em março passado a seu favor.

Entretanto, a Justiça do Trabalho justificou a demissão baseando-se em uma "insubordinação caracterizada e reiterada" da funcionária. A sentença foi recebida com aplausos na sala.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação