Mundo

Presidente iraniano demite ministro das Relações Exteriores

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 15:00
Teerã - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, demitiu nesta segunda-feira seu ministro das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki, substituindo-o temporariamente pelo diretor do programa nuclear, Ali Akbar Salehi, informou a agência oficial Iran nesta segunda-feira.

Ahmadinejad não deu justificativas para sua inesperada decisão, anunciada num momento em que o Irã está envolvido em negociações com as potências mundiais acerca de suas ambições atômicas.

"Agradeço (a Mottaki) e aprecio o trabalho e os serviços que prestou durante sua permanência no ministério das Relações Exteriores", indicou o presidente iraniano, citado pela Irna.

"Espero que seus esforços sejam abençoados por Deus e que você seja bem sucedido para o resto de sua vida a serviço do povo de nossa nação islâmica", acrescentou.

Diplomata de carreira, Mottaki chegou à chefia do ministério em agosto de 2005. Atualmente, ele está em uma visita oficial no Senegal, onde entregou uma mensagem de Ahmadinejad ao presidente Abdoulaye Wade, segundo nota da Irna uma hora antes de este anunciar sua destituição.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de Bangalore, na Índia, Mottaki também estudou Relações Internacionais na Universidade de Teerã em 1991.

Ainda de acordo com a Irna, Ahmadinejad apontou Salehi para "tomar conta do ministério das Relações Exteriores".

"Devido a seu comprometimento, conhecimento e valiosa experiência (...) você foi escolhido para tomar conta do ministério das Relações Exteriores", afirma o texto do comunicado presidencial.

Salehi é um dos vice-presidentes do Irã e diretor da agência nacional de energia atômica.

De acordo com a Constituição, o presidente deve submeter a escolha de seus ministros à aprovação do Parlamento.

A demissão de Mottaki coincide com a retomada das negociações de Teerã com o Grupo 5%2b1 das principais potências mundiais, a respeito do programa nuclear iraniano. Novas discussões estão marcadas para janeiro.

Mottaki sempre foi um fervoroso defensor do programa nuclear iraniano.

Telegramas diplomáticos dos Estados Unidos divulgados nesta segunda-feira pelo site WikiLeaks revelam que os serviços de inteligência australianos temem que Israel realize um ataque militar contra o Irã para destruir suas instalações nucleares, o que poderia levar a uma guerra nuclear.

As mensagens confidenciais da embaixada dos Estados Unidos em Canberra, repassados com exclusividade ao jornal Sydney Morning Herald pelo WikiLeaks, revelam que funcionários do governo australianos abordaram o assunto com representantes de Washington diversas vezes.

"Uma das principais preocupações dos serviços de inteligência australianos (AIC) a respeito das ambições nucleares do Irã é o prazo para adquirir uma possível capacidade armamentista, e trabalham com os Estados Unidos para prevenir que Israel lance um ataque militar independente e sem coordenação contra o Irã", afirma um documento diplomático enviado a Washington em março de 2009.

"Eles estão preocupados que a busca do Irã por capacidades nucleares possa levar a uma guerra convencional - ou até mesmo a um enfrentamento nuclear - no Oriente Médio, na qual os Estados Unidos se envolveriam, o que poderia levar a Austrália ao conflito", completa a nota.

Outro telegrama enviado quatro meses antes informa sobre as preocupações australianas a respeito da "probabilidade de um ataque israelense contra as instalações nucleares iranianas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação