Mundo

Summers deixa a Casa Branca criticando o "darwinismo social" da oposição

Agência France-Presse
postado em 13/12/2010 17:49
Washington - O conselheiro econômico da Casa Branca, Lawrence Summers, criticou nesta segunda-feira (13/12) o "darwinismo social" dos que apoiam a redução de impostos a longo prazo, no último discurso pronunciado antes de abandonar as funções no governo.

Ainda que tenha se declarado favorável à extensão das reduções de impostos acordadas à classe média em 2001 e 2003, Summers explicou para o Economic Policy Institute de Washington que não está convencido de que o corte de impostos, proposto pelos republicanos, seja uma estratégia viável a longo prazo.

Para enfrentar a concorrência dos preços, alguns propõem diminuir "o imposto às empresas, inclusive no caso dos lucros, para que elas permaneçam nos Estados Unidos. Também cortariam a proteção social em nome da liberdade individual", afirmou.

"Este darwinismo social era negativo moralmente, além de representar má teoria econômica no século XIV e não é melhor no século XXI", considerou.

Summers incentivou, pelo contrário, dar ao Estado os recursos para "renovar a infraestrutura" do país e para melhorar a educação, porque, segundo ele, "a batalha pelo futuro será ganha ou perdida nos bancos das escolas públicas".

"Corremos o risco de entrar em um círculo vicioso de um Estado sem os recursos adequados e resultados ruins, piorando o problema de seus serviços e agravando o ressentimento", advertiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação