Mundo

Israel se diz aliviado por decisão da UE sobre Estado palestino

Agência France-Presse
postado em 14/12/2010 10:51
Jerusalém - Israel expressou nesta terça-feira sua satisfação com a decisão da União Europeia (UE) de não reconhecer de imediato um Estado palestino, como querem os dirigentes palestinos.

"Espero que o senso de responsabilidade dos que têm papel de líderes, como os americanos e a União Europeia, ponha fim às ameaças de medidas unilaterais agitadas pelos palestinos", afirmou à rádio pública o vice-ministro das Relações Exteriores, Danni Ayalon.

"Tenho certeza de que o comunicado relativamente equilibrado da Europa permitirá que situemos no devido lugar a decisão de países mais afastados, como Brasil e Argentina, que não podem determinar o resultado das negociações", acrecentou Ayalon.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores Igal Palmor disse que Israel está "satisfeito com o comunicado da UE, que destacou a necessidade absoluta de se chegar a uma solução unicamente pela negociação".

"É um grande princípio que a UE reiterou desta maneira", comemorou o porta-voz.

Os palestinos solicitaram aos europeus que reconhecessem seu Estado, mas a UE limitou-se a dizer que está disposto a fazê-lo "quando for apropriado".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação