Mundo

Comissão para reconstrução do Haiti aprova US$ 430 milhões em projetos

Agência France-Presse
postado em 15/12/2010 14:58
Santo Domingo - A Comissão Interina para a Reconstrução do Haiti aprovou na noite desta terça-feira 430 milhões de dólares em projetos,. A decisão foi tomada após uma longa reunião na capital da República Dominicana marcada por queixas acerca da lentidão para a liberação de fundos e do desenvolvimento das obras.

No encerramento dos debates, o ex-presidente americano Bill Clinton, presidente do organismo, submeteu ao conselho projetos no valor de 490 milhões de dólares, com a aprovação de 430 milhões.

Os trabalhos incluem a remoção de escombros, a construção de um parque industrial e de uma universidade, programas de seguros agrícolas e outras obras para a geração de empregos, neste país devastado pelo terremoto de 12 de janeiro, que causou a morte de 250.000 pessoas.

Os cerca de 70 funcionários e técnicos do Haiti, da República Dominicana e dos países doadores e organismos internacionais, por outro lado, decidiram adiar um pacote de 60 milhões de dólares para a capacitação de professores. O projeto seria patrocinado pela Irlanda, mas a França alegou não confiar em sua viabilidade.

Participaram da reunião o presidente dominicano, Leonel Fernández, que defendeu uma aceleração da canalização dos fundos, e o primeiro-ministro haitiano, Jean Max Belerieve, por vídeo-conferência.

O mandato da comissão vai até outubro de 2011, quando seus diretores esperam ter removido pelo menos 40% dos escombros deixados pelos destroços do sismo. Além disso, preveem a construção de 40 hospitais e de infraestrutura sanitária para aumentar o acesso à água potável e a banheiros e latrinas.

A próxima reunião foi marcada para janeiro de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação