Mundo

Cerca de seis mil sem-teto desocupam parque de Buenos Aires após acordo

Agência France-Presse
postado em 15/12/2010 16:41
Buenos Aires - Cerca de seis mil pessoas desabrigadas, a maioria imigrantes, desocuparam nesta quarta-feira (15/12) um grande parque de Buenos Aires após o anúncio de um plano de habitação, que acalmou um grave conflito social de há oito dias e que deixou pelo menos três mortos.

O parque Indoamericano, ocupado durante uma semana pelos desabrigados argentinos, bolivianos e paraguaios, que exigem moradia, "está totalmente desocupado", disse à AFP o porta-voz da polícia militar, comandante Pablo Lavenir.

Também devem ser retirados os 1,2 mil policiais que vigiam o local, explicou.

O Parque Indoamericano, o segundo maior de Buenos Aires, foi o epicentro dos protestos dos sem-teto, onde ocorreram violentos confrontos com moradores de classe média da região, entre os quais se misturaram civis armados.

O conflito se mantém, entretanto, em outros prédios de Buenos Aires e da populosa periferia, embora sejam menores.

Duas novas ocupações ocorreram nesta quarta-feira na cidade de Quilmes (periferia sul), uma delas em um frigorífico e a outra em um prédio próximo ao clube homônimo da primeira divisão do futebol argentino, confirmou o diretor de Terras do município, Rafael Lotargo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação