Agência France-Presse
postado em 16/12/2010 13:37
O governador americano Bill Richardson iniciou nesta quinta-feira (16/12) uma visita particular à Coreia do Norte para tentar reduzir a tensão na zona, ao mesmo tempo em que a Coreia do Sul anunciou manobras com disparos reais em uma ilha recentemente bombardeada por seu vizinho comunista."Vamos à Coreia do Norte com a esperança de levar a paz", declarou o governador do Novo México, ex-embaixador ante a ONU e ex-secretário do Comérico do presidente democrata Bill Clinton, em declarações à imprensa no aeroporto de Pequim antes de sua partida.
Nesta quinta, a Coreia do Sul anunciou vai executar exercícios de artilharia com disparos reais sobre a ilha de Yeonpyeong, que foi bombardeada no fim de novembro pelos norte-coreanos em uma zona disputada do Mar Amarelo.
As manobras acontecerão entre sábado e a próxima terça-feira em função das condições meteorológicas, destacou o Estado-Maior sul-coreano.
Estes serão os primeiros exercícios na ilha desde esta foi bombardeada pelos norte-coreanos em 23 de novembro, con um saldo de quatro mortos e 18 feridos.