Mundo

Julian Assange foi libertado sob fiança, diz porta-voz do WikiLeaks

Agência France-Presse
postado em 16/12/2010 15:59

Londres - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi libertado sob fiança nesta quinta-feira (16/12), poucas horas depois de um tribunal de Londres confirmar a liberdade condicional.

"É fantástico respirar o ar fresco de Londres outra vez", declarou o australiano de 39 anos ao comparecer ante a imprensa em frente à Alta Corte de Londres, por volta das 18h GMT (16h de Brasília).

A Alta Corte de Londres confirmou horas antes a liberdade condicional do criador do WikiLeaks, Julian Assange, após rejeitar o recurso apresentado pelos advogados que atuam em nome da Suécia, que pede a extradição por supostos crimes sexuais.

Declaração
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, declarou nesta quinta-feira à tarde a intenção de continuar trabalhando e limpar o nome das acusações de supostos crimes sexuais, logo após ser libertado.

"Espero continuar meu trabalho e seguir reafirmando minha inocência", declarou o australiano de 39 anos ao falar pela primeira vez, após nove dias de prisão, à imprensa e aos partidários em frente à Alta Corte da capital britânica.

Julian Assange, cujo site divulga desde o fim de novembro milhares de documentos confidenciais da diplomacia americana, esteve preso na cadeia londrina de Wandsworth desde que, em 7 de dezembro, se apresentou voluntariamente à polícia.

Os advogados britânicos que representam a Suécia, país que pede sua extradição por denúncias de agressão sexual apresentadas por duas mulheres em agosto, recorreram da decisão judicial de primeira instância que, na terça-feira concedeu a ele liberdade sob fiança, enquanto seu processo de extradição prosseguia em andamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação