Agência France-Presse
postado em 18/12/2010 16:39
Cinco soldados colombianos morreram e dois ficaram feridos ao entrarem, no sábado (18/12), em um campo minado por supostos guerrilheiros das Farc no município de Puerto Rico (650 km ao sul de Bogotá), informou o chefe militar da região, general Henry Torres.Os soldados, que integravam um comando operacional da Nona Brigada do Exército, vigiavam uma zona rural de Puerto Rico, no departamento (estado) de Caquetá, quando tropeçaram nos explosivos, declarou o general a emissoras de rádio.
O chefe militar atribuiu o ataque a guerrilheiros da coluna ;Teófilo Forero;, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com forte presença em Caquetá.
"Repudiamos o uso de artefatos explosivos por parte dos terroristas das Farc", enfatizou Torres.
Os soldados feridos foram levados a um hospital de San Vicente del Caguán, centro da antiga zona desmilitarizada que foi cenário dos frustrados diálogos de paz entre o governo do ex-presidente Andrés Pastrana (1998-2002) e o grupo rebelde.
Segundo as autoridades, as Farc, a maior guerrilha do país, com um número de combatentes entre 7.000 e 11.000 pessoas, intensificou seus ataques em várias localidades da Colômbia nas últimas semanas.
O governo do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, no poder desde 7 de agosto, redobrou a luta contra as Farc, cujo chefe militar, Jorge Briceño, aliás ;Mono Jojoy;, foi morto em bombardeio do Exército colombiano em setembro passado.