Mundo

Zimbábue: Mugabe é nomeado por seu partido às presidenciais de 2011

Agência France-Presse
postado em 18/12/2010 19:25
O chefe de Estado zimbabuano, Robert Mugabe, de 86 anos, foi nomeado por unanimidade por seu partido candidato às próximas eleições presidenciais, previstas para 2011, ano rejeitado pela antiga oposição.

"A conferência elegeu por unanimidade o presidente como candidato do partido às presidenciais para as eleições gerais de 2011", segundo as deliberações da União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), anunciadas no fechamento de seu congresso anual, em Mutare (este).

"A conferência decidiu que, quando expirar o acordo de partilha do poder (...), o país deverá organizar eleições gerais em 2011", acrescentou.

O Movimento pela Mudança democrática (MDC, antiga oposição), analistas e diplomatas ocidentais advertiram que a celebração das eleições em 2011 poderia mergulhar o país no caos como ocorreu em 2008. A derrota da Zanu-PF nas legislativas daquele ano desencadeou episódios violentos que deixaram 200 mortos nas fileiras da MDC, segundo este partido.

Para sair da crise, o presidente Mugabe e seu rival, Morgan Tsvangirai, formaram um governo de união nacional em fevereiro de 2009. Em função do acordo, a coalizão terminará com a celebração de novas eleições uma vez que se adote uma Constituição que estabeleça condições para eleições livres e equitativas. Mas o processo constitucional foi atrasado por obstruções e falta de financiamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação