Mundo

Premier palestino não prevê declarar futuro Estado unilateralmente

Agência France-Presse
postado em 18/12/2010 20:45
O premier palestino, Salam Fayad, declarou à TV israelense Channel Two que não prevê declarar unilateralmente a criação de um Estado palestino, por considerar que se continuar a ocupação israelense não seria mais que um "Estado Mickey".

"O que procuramos (...) é um Estado da Palestina. Não procuramos uma declaração de independência suplementar", disse Fayad em entrevista gravada esta semana em Washington e difundida no sábado em Israel.

O primeiro-ministro, que havia fixado o verão (boreal) de 2011 como objetivo para a criação de um Estado palestino, assegurou que o estabelecimento de instituições seguia seu curso, mas a soberania dependia do consentimento de Israel.

"A realidade de um Estado pode existir em termos de instituições funcionais, mas se o exército israelense continuar no nosso território, não é um Estado soberano, é um Estado Mickey", insistiu.

"Não queremos um Estado Mickey, mas não queremos uma forma de autorregulação, queremos um Estado soberano da Palestina, onde os palestinos possam viver como homens livres", acrescetnou Fayad.

Os palestinos, exasperados pela ineficácia dos esforços americanos para reativar a paz, têm afirmado com frequência que proclamariam seu Estado de forma unilateral ou que pediriam o reconhecimento da ONU.

Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia apoiaram esta perspectiva, ao reconhecer a Palestina como "um Estado independente e soberano" dentro das fronteiras anteriores à ocupação israelense de 1967.

A União Europeia e os Estados Unidos reiteraram a intenção de agir em favor da criação de um Estado palestino, mas mediante uma solução negociada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação