Mundo

ONU: violência mata mais de 50 na Costa do Marfim

Agência France-Presse
postado em 19/12/2010 16:14
Genebra - Os atos violentos na Costa do Marfim mataram, nos últimos três dias, mais de 50 pessoas e deixaram 200 feridos, estimou este domingo a Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, que se mostrou inquieta pelos numerosos sequestros no país.

Ela denunciou, ainda, os numerosos sequestros dos quais deram parte "centenas de vítimas e membros de suas famílias". Segundo testemunhos, as vítimas foram sequestrados em suas próprias residências e foram cometidos "em particular à noite por indivíduos armados não identificados, vestindo roupa militar e acompanhados de efetivos das Forças de Defesa e da Segurança ou de milícias".

"As informações indicam que as pessoas sequestradas foram levadas à força a centros de detenção ilegais (...). Outras apareceram mortas em circunstâncias suspeitas", acrescentou.

Pillay lamenta "a deterioração da situação de segurança no país e que os entraves à liberdade de movimento do pessoal das Nações Unidas dificultaram qualquer investigação sobre estas numerosas violações dos direitos humanos constatadas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação