Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo guatemalteco decreta estado de sítio no norte por narcotráfico

Guatemala - O governo da Guatemala decretou, este domingo, um estado de sítio no departamento (estado) de Alta Verapaz (norte) para recuperar o controle desta região com forte presença do tráfico de drogas, principalmente pelo cartel mexicano Los Zetas, informou uma fonte da Presidência.

A medida entra em vigor a partir deste domingo e durará por 30 dias, nos quais serão realizadas operações para capturar supostos narcotraficantes, disse a jornalistas o secretário de Comunicação da Presidência, Ronaldo Robles.

A decisão foi tomada pelo presidente Álvaro Colom no Conselho de Ministros, esclareceu.

Com a vigência do decreto são suspensos vários direitos constitucionais como a livre organização e protestos, enquanto faculta ao governo deter suspeitos de alterar a ordem pública e fica proibido o porte de arma de fogo, exceto para as forças de segurança.

Segundo a estatal Agência Nacional de Notícias, desde as primeiras horas deste domingo 500 agentes da força de segurança realizam 21 operações contra as organizações criminosas desta região.

Enquanto isso, a outra parte das forças de segurança farão, em conjunto, com promotores do Ministério Público, 16 operações em locais específicos em busca de deliquentes e supostos narcotraficantes.

Segundo as autoridades guatemaltecas, o cartel de Los Zetas controla há um ano grande parte do departamento de Alta Verapaz com a intenção de assegurar o caminho da droga pelo norte de Honduras, Guatemala e México até os Estados Unidos.

O governo advertiu em um comunicadao que as forças de segurança poderão "repelir ou reprimir qualquer ação individual ou coletiva" de grupos que se oponham à recuperação do controle do Estado nesta região.