Mundo

Belarus: milhares de opositores protestam em Minsk contra eleições

Agência France-Presse
postado em 19/12/2010 17:27
Minsk - Milhares de opositores se concentraram no centro de Minsk, capital de Belarus, para denunciar as eleições presidenciais deste domingo, nas quais provavelmente sairá reeleito o presidente Alexander Lukashenko, no poder desde 1994, constatou um jornalista da AFP.

Os manifestantes responderam na noite de domingo (hora local) à convocação da oposição, concentrando-se nos arredores da praça de Outubro, na capital bielo-russa, com bandeiras vermelhas e brancas e outras da União Europeia, enquanto gritavam palavras de ordem, como "Pela liberdade", constatou a AFP.

A oposição convocou os protestos no sábado, por temer fraudes nas eleições.

Mais cedo, a tropa de choque da polícia bielo-russa dispersou com violência um protesto da oposição na capital e um dos candidatos opositores à Presidência nas eleições desde domingo, Vladimir Nekliaev, ficou ferido nos distúrbios, segundo seu porta-voz.

A tropa de choque, armada com cassetetes e bombas de efeito moral, interveio às 17h30 GMT (15h30 de Brasília) contra 200 manifestantes que tentavam chegar à praça de Outubro para participar de uma manifestação oposicionista contra a previsível vitória de Lukashenko.

Yulia Drantshuk, porta-voz do candidato opositor Nekliaev, declarou qye ele ficou ferido nos confrontos, que ocorreram às 17H30 GMT (15h30 de Brasília), meia hora antes do fechamento dos colégios eleitorais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação