Mundo

Meio-irmão de Saddam Hussein se desculpa com povo iraquiano

Agência France-Presse
postado em 19/12/2010 20:12
Bagdá - Um meio-irmão de Saddam Hussein pediu perdão aos iraquianos pelos abusos cometidos pelo partido Baath, do ex-ditador, e acusou o ex-vice-primeiro-ministro, Tarek Aziz, de ter sido "o engenheiro desta política".

Esta é a primeira vez que um dignatário do antigo regime pede desculpas.

Watban Ibrahim Hassan, ex-ministro do Interior, se expressou na quarta-feira na Alta Corte encarregada de julgar os abusos cometidos durante a ditadura de Saddam Hussein, e a TV oficial Iraqiya difundiu as declarações durante este fim de semana.

"Falo aqui para a história do Iraque. Havia um opressor e oprimidos durante o antigo regime. Agora que Saddam se foi, posso falar livremente", acrescentou.

"É a única tribuna para fazer ouvir minha voz aos iraquianos. Devo me desculpar ante o grande povo iraquiano pelo que o partido Baath os fez sofrer", disse.

"Este partido se comportou como se tivesse o direito absoluto de dirigir o país. A direção deste partido agiu com a alma e o dinheiro dos iraquianos como se tivesse um direito absoluto para dispor deles, mas não tinha", acrescentou.

Ele acusou Tarek Aziz de "ter sido o engenheiro da política do partido Baath".

Os dois homens, já condenados à morte, se apresentaram no julgamento dos supostos responsáveis pela repressão contra a insurreição xiita, após a primeira Guerra do Golfo, em 1991.

Watban Ibrahim Hassan foi condenado à pena de morte em março de 2009 pelo envolvimento na execução, em 1992, de 42 comerciantes acusados de ter especulado com os preços dos alimentos, e Tarek Aziz, em outubro, por seu papel na repressão aos xiitas nos anos 1980.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação