Mundo

Irã: comissão propõe moção parlamentar para romper laços com Londres

Agência France-Presse
postado em 19/12/2010 21:09
Teerã - Uma comissão Parlamentar iraniana aprovou um projeto de moção para romper os vínculos com o Reino Unido, após as críticas formuladas pelo embaixador britânico sobre o respeito aos direitos humanos no Irã, anunciou este domingo a agência oficial Irna.

A comissão de Relações Exteriores e da Segurança Interior se pronunciou a favor desta moção, que deve ser apresentada aos 290 membros do Parlamento, declarou à Irna Mohammad Karami-Rad, membro da comissão.

"A posição ofensiva e apressada de seu embaixador foi discutida na comissão e todo mundo se mostrou determinado a romper relações com o seu país", explicou o Parlamento, sem determinar a data em que a moção seria discutida.

Em 13 de dezembro, o Ministério das Relações Exteriores iraniano convocou o embaixador britânico Simon Gass, depois que este publicou no site da embaixada britânica em Teerã um artigo criticando a situação dos direitos humanos no país.

As relações entre Teerã e Londres se deterioraram desde que o Irã acusou o Reino Unido de apoiar a oposição e de ter fomentado distúrbios após a questionada reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, em junho de 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação