Mundo

Senadores democratas buscam ratificação de acordo nuclear EUA-Rússia

Agência France-Presse
postado em 19/12/2010 22:06
Washington - Os democratas do Senado americano pressionavam, este domingo, para avançar em uma votação sobre um pacto de controle de armas nucleares com a Rússia, uma das prioridades do presidente Barack Obama, rejeitado pelos republicanos.

As principais referências democratas no Senado afirmam possuir os votos necessários para ratificar o tratado, cuja sigla em inglês é START e que restringe os arsenais dos Estados Unidos e da Rússia a um total de 1.550 armas nucleares, um corte de 30% sobre o limite fixado em 2002.

Os democratas não escondem a surpresa diante do repúdio republicano a uma proposta que foi apoiada por personalidades do presente e do passado das Relações Exteriores dos Estados Unidos, independente de sua filiação política.

Espera-se que o líder democrata no Senado, Harry Reid, determine nas próximas horas o fim do debate, abrindo a via à votação definitiva.

Obama obteve uma vitória importante neste tema quando, na quarta-feira passada, o Senado votou favorável com 66-32 votos pelo início dos debates, o que demonstrou que os democratas estão a um passo dos 67 votos necessários para ratificar o START se os 100 senadores estão presentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação