Mundo

Coreia do Sul executa manobras militares com armas reais

Agência France-Presse
postado em 20/12/2010 08:42
Seul - A Coreia do Sul executou nesta segunda-feira manobras militares, com munição real, em uma ilha bombardeada recentemente por Pyongyang, apesar das ameaças da Coreia do Norte, horas depois de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito ter acabado sem qualquer acordo.

Os exercícios militares na ilha de Yeonpyeong, atacada em novembro por Pyongyang, tiveram duração de uma hora, segundo a agência sul-coreana Yonhap.
[SAIBAMAIS]
O ministério da Defesa de Seul não comentou as informações e deve divulgar um comunicado ainda nesta segunda-feira.

A neblina atrasou o início das manobras, que, segundo as previsões oficiais, deveriam durar menos de duas horas.

Os civis da ilha sul-coreana de Yeonpyeong e de outras quatro ilhas vizinhas receberam a ordem de seguir para refúgios durante a manhã. Uma ordem similar foi dada a todas as ilhas do Mar Amarelo na fronteira com a Coreia do Norte.

Pyongyang prometeu um "desastre" se a Coreia do Sul não renunciasse às manobras militares em Yeonpyeong. O canal americano CNN informou que a Coreia do Norte aceitou o retorno de inspetores da ONU a seu território para examinar seu programa nuclear, com o objetivo de reduzir a tensão na península coreana.

Os norte-coreanos aceitaram permitir o retorno à central nuclear de Yongbyon dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação