Mundo

Ahmadinejad nomeia nova mulher para o governo

Agência France-Presse
postado em 20/12/2010 14:03
Teerã - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad destituiu nesta segunda-feira o diretor da Organização Nacional da Juventude e nomeou uma mulher, Farahnaz Torkestani, para o posto, anunciou a agência oficial Irna.

Torkestani, que também ocupará uma das doze vice-presidências do país, se soma às outras três mulheres que já estão no governo, uma como ministra da Saúde e as demais como vice-presidentes encarregadas da Justiça e Ciência e Tecnologia.

A agência Irna não detalha as razões da destituição do predecessor de Torkestani.

Trata-se da segunda destituição dentro do governo iraniano em menos de uma semana. Em 13 de dezembro, o chefe da diplomacia, Manuchehr Mottaki, foi bruscamente substituído pelo chefe do programa nuclear da República Islâmica, Ali Akbar Salehi.

Durante seu primeiro mandato (2005-2009), Ahmadinejad realizou inúmeros reajustes, afastando vários ministros com os quais tinha desacordos, especialmente sobre questões econômicas.

Algumas mulheres já tiveram cargos no governo como vice-presidentes sob o comando do reformista Mohamad Khatami (1997-2005), apesar das críticas dos conservadores do regime.

Ao contrário dos ministros, os vice-presidentes não são submetidos ao voto de confiança do parlamento.

O presidente Ahmadinejad nomeou três ministras no início de seu segundo mandato em 2009, mas somente Marzieh Vahid Dastjerdi (Saúde) obteve a confiança do Parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação