Agência France-Presse
postado em 20/12/2010 16:19
Jerusalém - O Exército israelense recebeu uma ordem de facilitar a passagem de peregrinos cristãos nos postos de controle, incluindo palestinos dos Territórios ocupados e árabes israelenses, durante as festas de Natal, disse nesta segunda-feira (20/12) uma fonte militar.As tropas israelenses presentes nos Territórios Palestinos receberam folhetos pedagógicos que explicam a importância do Natal para os cristãos, sejam peregrinos estrangeiros ou da Terra Santa, e exortam os soldados a evitar qualquer confronto desnecessário nos postos de controle.
A cidade palestina de Belém, onde Jesus nasceu, segundo a tradição cristã, encontra-se além da barreira de segurança que Israel levantou na Cisjordânia.
"Na época de Natal, o mundo cristão tem os olhos voltados para a cidade de Belém (...) As festas cristãs são amplamente cobertas pelos meios de comunicação locais e internacionais", afirma o folheto.
O manual previne os soldados sobre a vinda de "um grande número de visitantes, incluindo estrangeiros de alto escalão, como embaixadores, turistas e cristãos de Israel".
"Permitam que a população celebre essas festas com dignidade, que participe nas cerimônias tradicionais e que exerça sua liberdade de culto", diz o documento publicado pela administração militar israelense na Cisjordânia.
Espera-se que milhares de peregrinos viajem para Israel durante o fim de semana de Natal.