Mundo

Alertas de bomba assustam Nova York

Agência France-Presse
postado em 20/12/2010 16:42
Nova York (EUA) - A polícia respondeu a dois alarmes falsos de bomba em Nova York e no aeroporto de Newark nesta segunda-feira (20/12), quando o nervosismo com a segurança aumenta durante o movimentado feriado de fim de ano.

Parte do Aeroporto Internacional Liberty de Newark, em Nova Jersey, foi brevemente fechado após a descoberta de um pacote suspeito, que nada mais era que um computador inofensivo.

Poucas horas depois, a polícia, respondendo a um veículo suspeito, fechou parte da famosa 5; Avenida, em Manhattan, perto do Museu Metropolitano de Arte.

Um cão Labrador da unidade de farejamento de bombas foi trazido para inspecionar uma minivan prata e o conteúdo, que foi colocado no meio da rua bloqueada.

Depois de garantir que o material era seguro, a polícia reabriu o espaço para o tráfego.

O período de Natal e Ano Novo é o mais movimentado para viagens no país.

Na semana passada, o assessor de contraterrorismo do presidente Barack Obama afirmou que "recursos adequados" foram postos em execução, para garantir a segurança.

John Brennan advertiu, no entanto, que a Al-Qaeda está sempre tentando atacar os Estados Unidos e que o grupo de luta contra o terrorismo está particularmente vigilante, devido ao aumento das viagens da temporada de férias.

Na Grã-Bretanha nesta segunda-feira, a polícia prendeu 12 homens por suspeita de tramar um ataque terrorista ligado à Al-Qaeda.

Nova York tem sido alvo de várias tentativas de ataque com bomba desde os atentados de 11 de setembro de 2001, no World Trade Center. No entanto, a polícia também responde diversas vezes a falsos alarmes.

Um ativista jihadista monitorado pelo SITE sugeriu a outras pessoas on-line darem alertas falsos de bombas para a polícia ou para órgãos de comunicação.

O ativista, membro do fórum Shumukh al-Islam, disse que "eles vão considerar todas as comunicações como essa um aviso real, pois são covardes e têm medo de que todos os relatos sejam verdadeiros", informou o SITE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação