Mundo

França envia primeiro avião ao Haiti para trazer crianças adotadas

Agência France-Presse
postado em 21/12/2010 09:10
Paris - Partiu da França nesta terça-feira com destino ao Haiti o avião que transportará um primeiro grupo de crianças adotadas por famílias da França. Os franceses adotarão mais de 300 menores que perderam os pais no devastador terremoto de janeiro, segundo informações do ministério francês das Relações Exteriores.

"Um avião fretado pelo ministério das Relações Exteriores e Europeias deixou Paris na manhã desta terça-feira rumo a Porto Príncipe para levar até a França um primeiro grupo de crianças haitianas em processo de adoção por famílias francesas", conta um comunicado oficial.

A bordo da aeronave viajam os pais adotivos dos pequenos, além de uma equipe da chancelaria francesa e uma equipe médica. Um segundo voo está previsto para quinta-feira.

A operação levará ao todo 318 crianças haitianas, que viajarão com uma autorização consular de caráter excepcional, uma vez que é impossível obter um passaporte no Haiti por motivos logísticos.

A autorização consular foi resultado de um acordo bilateral entre a França e o Haiti após o terremoto de janeiro, que matou 250 mil pessoas. Outros países, como Estados Unidos e Espanha, também decidiram acelerar os trâmites para a adoção de crianças haitianas.

A ministra francesa das Relações Exteriores, Michele Alliot Marie, disse no sábado que a operação conta com o apoio das autoridades haitianas e da Missão das Nações Unidas no Haiti (Minustah).

Cerca de mil crianças haitianas estavam em processo de adoção antes do terremoto. Desde então, 700 já deixaram o país para viver com suas novas famílias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação