Bruxelas - A Comissão Europeia considerou nesta terça-feira inaceitável o caos vivido nos últimos dias nos aeroportos europeus pelas fortes nevascas que caem sobre o continente e enfatizou que uma situação assim não voltará a acontecer.
"As perturbações no tráfego aéreo, em pleno período natalino, são inaceitáveis e não devem voltar a ocorrer", declarou em um comunicado o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas.
Kallas anunciou que convocará nos próximos dias uma reunião com responsáveis aeroportuários para pedir explicações e garantir um melhor funcionamento dos aeroportos no futuro.
"Os aeroportos devem se preparar seriamente para este tipo de condição climática severa", concluiu.
Na madrugada desta terça-feira, milhares de pessoas dormiram em aeroportos e estações de trens europeus. Grã-Bretanha, França e Alemanha estão entre as áreas mais afetadas. Segundo os institutos de meteorologia, o frio deve continuar nos próximos dias.
No aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, após apenas 20 pousos e decolagens no domingo, o aeroporto operou com um terço da capacidade na segunda-feira.
O aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, teve três de suas quatro pistas abertas. A maior parte dos voos de curta distância foi cancelada para que passageiros de longa distância pudessem viajar.
Na Alemanha, mais de mil voos foram cancelados nos aeroportos de Munique, Berlim e Frankfurt (o maior do país).