Mundo

Pacote-bomba achado em Roma não ia explodir, diz o prefeito

Agência France-Presse
postado em 21/12/2010 13:12
Roma - O pacote-bomba descoberto nesta terça-feira (21/12) em um vagão do metrô de Roma não podia explodir, explicou à imprensa o prefeito da capital, Gianni Alemanno, depois da inspeção realizada pelos especialistas em bombas.

"Depois de uma verificação, os especialistas concluíram que o artefato não iria explodir, é um mecanismo rudimentar sem condições de provocar uma explosão", explicou.

O pacote-bomba foi encontrado num vagão do metrô de Roma por um funcionário da empresa de transporte público Atac, que o entregou às forças de ordem para ser analisado.

O pacote, que se encontrava numa caixa de sapatos, continha uma carga aparentemente pronta para explodir, segundo explicou Giampaolo Polizzaro, porta-voz da prefeitura.

Dentro da caixa de sapatos também havia vários tubos e pólvora, segundo a imprensa local, que não soube precisar qual seria a potência do artefato.

O pacote-bomba se encontrava debaixo de um assento e foi achado enquanto o vagão se encontrava numa área de manobras do metrô, perto de Rebibbia, periferia de Roma.

O sistema de metrô não foi interrompido.

As autoridades estão analisando as imagens das câmeras instaladas nas estações envolvidas (Laurentina-Rebibbia) para a eventual identificação da pessoa que deixou o objeto.

"Posso garantir aos cidadãos da capital que todas as estações de metrô foram controladas e por isso não correm perigo algum", acrescentou Alemanno. "Demonstramos que nosso sistema de segurança funciona perfeitamente", acrescentou. "O pacote não podia explodir. Parte do detonador não existia", comentou Polizzaro.

Segundo o jornal Il Corriere della Sera, trata-se de um artefato artesanal feito com um tubo cheio de material explosivo.

A promotoria de Roma e os juízes antiterrorismo abriram uma investigação por "uso e transporte de material que pode explodir".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação